Práticas desenvolvidas no âmbito do projecto  

Os diferentes elementos do projecto têm desenvolvido diversas formas de concretização no terreno de práticas de avaliação cujo foco primeiro é contribuir para a aprendizagem. Este trabalho toma como ponto de partida as preocupações dos professores na sua prática quotidiana para, de seguida, ser articulado com as preocupações do colectivo, da equipa do projecto.

O quadro que se segue sintetiza os diversos tipos de intervenção das experiências em curso, indicando o seu tema, incidência e contexto onde ocorre.
 

Tema Incidência Contexto
Instrumentos de avaliação

Portfólio

Educação Pre-escolar
1º ciclo

Matemática, 10º ano ao percurso profissional

Relatório escrito

Matemática, 8º ano de escolaridade
Critérios de avaliação

Definição

Escola EB1/ JI

Definição e apropriação pelos alunos

Matemática, 6º ano de escolaridade
Papel do erro na aprendizagem

Questionamento Oral

Matemática, 6º ao 9º anos de escolaridade

Escrita avaliativa

Matemática, 6º ao 9º anos de escolaridade
Envolvimento dos alunos no processo de avaliação

Co-avaliação

Matemática A, 10º ano de escolaridade

Auto-avaliação

Matemática B, 12º ano de escolaridade

 Auto-regulação Papel do professor

Matemática A, 10º ao 11º anos de escolaridade

 

Nesta secção pode ainda consultar as publicações feitas no âmbito do projecto AREA.