Orientações curriculares

 

Ensino Básico

 

Currículo Nacional do Ensino Básico - Em vigor
        
Este documento define o conjunto de competências consideradas essenciais e estruturantes no âmbito da reorganização curricular do ensino básico estabelecida através do Decreto-Lei nº 6/2001, o perfil de competências de saída deste nível de ensino e os tipos de experiências de aprendizagem a proporcionar a todos os alunos.
Palavras chave: competências transversais, competências específicas, experiências de aprendizagem.

Reorganização Curricular do Ensino Básico - Em vigor
Palavras chave:

Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar - Em vigor
 As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Despacho 5220/97) constituem uma referência comum para todos os educadores da Rede Nacional da Educação Pré-Escolar e destinam-se à organização da componente educativa. Não são um programa, pois adoptam uma perspectiva mais centrada em indicações para o educador do que na previsão de aprendizagens a realizar pelas crianças. Diferenciam-se também de algumas concepções de currículo, por serem mais gerais e abrangentes, isto é, por incluírem a possibilidade de fundamentar diversas opções educativas e, portanto, vários currículos.
Palavras chave:

Procedimentos e Práticas Organizativas e Pedagógicas na Avaliação da Educação Pré-Escolar - Em vigor
        
Na sequência de solicitações de Conselhos Executivos e Pedagógicos dos Agrupamentos e das necessidades sentidas pelos Educadores de Infância relativamente à avaliação das competências básicas das crianças em idade pré-escolar, a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular procedeu a um esclarecimento com vista à harmonização de orientações que permitam estabelecer um quadro de referência para a actuação dos docentes implicados no processo. 
Palavras chave:

Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo (geral) - Em vigor
Palavras chave:

Programa de Matemática do 2º Ciclo - Em vigor
Palavras chave:

 

Ensino Pré-escolar

Procedimentos e Práticas Organizativas e Pedagógicas na Avaliação da Educação Pré-escolar
        
Este documento da responsabilidade da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular procura clarificar procedimentos e práticas organizativas e pedagógicas da avaliação no pré-escolar. Em particular, reafirma a dimensão formativa da avaliação e identifica o papel do educador neste processo.
Palavras-chave: Pré-escolar; avaliação; avaliação formativa; papel do educador